Qualidade de Vida com informação

Sempre fui motivo de brincadeiras na família e entre os amigos, quando tinha problemas digestivos sem origem definida…Altas dores de barriga e diversos problemas associados que me acompanharam toda a vida….até que em setembro/2007, após passar por emais um episódio ( esqueci de mencionar que tinha enxaqueca associada aos problemas digetivos), ao comentar com uma amiga (grande Ranata Kaufman) que estava doente há 15 dias, ela me indicou uma gastroenterologista amiga.

Pois bem, fui a uma consulta no mesmo dia, meio desconfiado, após uma intervenção pessoal de Renata para ser atendido no mesmo dia. Ao fim da anaminese ( entrevista que os médicos fazem com novos pacentes ) a médica foi categórica: “Jonysberg, por tudo que você me relatou, você é um caso clássico de Intolerância a Lactose, porém vou recomendar um exame para confirmação…apesar de ter quase 100% de certeza”.

A médica me previniu como seria o exame e me preparou psicologicamente. O exame: Curva de Intolerância a Lactose, 4 amostras de sangue sendo: 1 em jejum e as 3 próximas, com intervalos de 30, 60 e 120 minutos após a primeira, depois de ingerir 350ml de lactose concentrada ( não é leite ) !

Meus amigos, após a primeira amostra e a dose de lactose, eu quase não consegui esperar os primeiros 30 minutos…não vou detalhar os fatos, mas passei muito mal no laboratório até o final do exame…!

Após alguns dias e de posse do resultado, fui pra internet ( salve o google) , procurar o que o exame estava “dizendo”, como sou de TI e já tive experiência profissional em desenvolver sistema para laboratório, sabia que o resultado tinha que ser interpretado, pois apenas informava a taxa de glicose das amostras obtidas.

O resultado indicava que as amostras tinham concentração cada vez menor que a anterior e a ultima tinha uma taxa inferior que a primeira, que foi obtida em jejum de 12 horas….então não tinha mais erro: 100% de intolerância.

Ao voltar a médica, ela nem quiz olhar o resultado de primeira, começou a consulta me perguntando: Como foi o exame ?

Bom então ela me orientou como seria minha vida após o diagnóstico….

No próximo post falarei um pouco mais sobre as orientações da médica e sobre o assunto remédio!

About these ads

Comentários em: "Como eu descobri que tinha intolerância a Lactose" (47)

  1. continue to igual a vc…em tudo…

  2. Marc os Silva disse:

    Olá!!!
    Acabei de descobrir que tenho intolerância a lactose, e estou tentando me informar ao máximo sobre isto. Li seus relatos e achei bastante instrutivo, e gostaria, se possível, que você me passasse mais dicas sobre isto. Umas das dúvidas que estou é, o tal do remédio Lactaid funciona mesmo? Uma pessoa com intolerância a lactose costuma ter muita diarréia? Aqueles produtos que quando lemos nas embalagem, contém traços de leite podem fazer mal?
    Um abraço e parabéns pelo seu blog.

  3. Olá Marcos,

    Obrigado pelo incentivo.

    Bom, a respeito de suas dúvidas: O lactaid funciona sim, basta apenas que você tome-o 10 minutos antes de ingerir qualquer alimento com lactose. As diarréias só acontecem quando algum alimento contendo leite ou derivados, é ingerido sem a lactase. Comigo os produtos que contém traços de leite, em geral , causam um desconforto, dores de cabeça e às vezes diarréia… eu os evito sempre que posso e quando não posso evitar, tomo lactaid e não tenho problemas.

    Abraço e boa sorte!

  4. acabo de ser informada pelo meu medico que tenho alta taxa de intolerancia a lactose. aonde vc conseguiu informações sobre a interpretação do seu exame?

  5. Prezada Juliana,

    Além as informações que minha médica me passou, na análise do resultado do exame, eu fiz várias pesquisas na internet a respeito do assunto. Por isso tomei a iniciativa de escrever esse blog.

  6. Olá… tbm tenho intolerância, e preciso testar os remédios para os intolerantes. Porém não comprei eles ainda, que seria manipulados ou até mesmo o Lactaid. Sabes me dizer se, eu conseguiria comprar somente alguns comprimidos, ao invés da caixa inteira? Pois gostaria de fazer um teste pra ver se realmente funciona… E quanto aos preços? Você chega a comprar na internet direto de lá?

    Aguardo ;)

    • jonysberg disse:

      Prezada,
      O Lactaid funciona muito bem, o problema é apenas a dificuldade de comprar, pois só existe nos EUA ou em importadoras aqui no Brasil, porém elas cobram muito caro ! Não conheço apresentação de poucos comprimidos, mais para conferir seria interessante que você acessasse o site da empresa em http://www.lactaid.com

      Boa sorte.

  7. Olá, vou fazer exame de intolerância a lactose amanhã, gostaria de saber quais sintomas vc teve? Assim já me preparo psicologicamente tb, se não quiser responder por aqui me mande no e-mail, por favor. Obrigada.

    Att. Renata

    • jonysberg disse:

      Prezada Renata,

      Isso vai depender do seu organismo e do seu grau de intolerância. No meu caso, senti todos os sintomas desagradáveis durante o tempo do exame ( 2 horas ). Sugiro que você faça o exame num laboratório com um banheiro limpo, pois certamente você precisará utilizá-lo , é isso mesmo, sem arrodeios, se você for realmente intolerante vai ter uma enorme dor de barriga, sem falar nas exanquecas e cólicas….comigo foi assim , espero que com você seja melhor….e boa sorte!

      Att. Berg.

  8. Boa Tarde, Depois de alguns dias sentindo sintomas desagradaveis, procurei um médico , ele me pediu que eu realizasse o exame de intolêrancia a lactose. Fui fazer o exame hj pela manhã, mas durante o exame naum senti nada, mas quando cheguei em casa, a coisa piorou, isso é normal? porque a maioria do comentário que li, os sintomas desagradáveis apareceram durante o exame. Obrigado pela atenção

    • jonysberg disse:

      Prezado ,

      Não sei te informar isso, pois cada pessoa tem suas particularidades. Certamente seu médico, de posse do resultado do exame, confirmará ou não o diagnóstico.

      Boa Sorte !

  9. Olá

    Amigos sintia todos os sintomas descritos por todos e foi pedido o teste da lactose, no laboratório que fiz foram feitas 4 coletas de 15 em 15 minutos. Como o Fernando, durante o exame sentia praticamente nada além de uma pequena distensão abdominal, mas quando cheguei em casa senti vontade de vomitar, cólicas e diarréia intensa quase o dia todo. Vi o resultado do meu exame, pelo pouco que entendo e pelas pesquisas na internet, percebi que teve uma pequena variação na glicemia, portanto suspeito que tenho a intolerancia a lactose.
    Espero que tenhamos mais debates sobre o assunto, pois é um problema bastante difícil de lidar.

    Beijos

    • Olá Elaine,

      É isso mesmo, provavelmente seu médico irá confirmar o resultado do seu exame….boa sorte !!!

  10. michelli disse:

    olá, Jonysberg
    Estava pesquisando sobre intolerancia à lactose e chei muito interessante vc dividir sua experiencia aqui.Fui ao médico pq a algum tempo naum me sinto bem e ele pediu o exame de tolerancia a lactoseFiz o exame e passei muito mal…Será q vc poderia me ajudar com o resultado ?Estou ansiosa e preocupada…Aí estão os dados

    glicose em jejum 83
    glicose 30m 78
    glicose60 m 75
    glicose90m 77
    glicose120m 80

    • jonysberg disse:

      Olá Michelli,

      Desculpe mas não posso interpretar seu exame, só que pode fazer isso para você é seu médico. O objetivo desse blog é compartilhar as experiências de quem , como eu, vive com essa realidade. Fique tranquila pois caso se confirme o resultado, você viverá com qualidade, pois basta apenas evitar o consumo do leite e seus derivados. E quando não tiver jeito, o Lactaid resolve !

      Boa sorte e depois nos diga o que o seu médico falou.

      Jonysberg.

  11. Também tenho intolerância a lactose, e estou tentando comprar o lactaid e o Digestive Advantage Irritable Bowel Syndrome, o meu médico disse que esses dois remédios são ótimos.
    Acesse:

    http://www.digestiveadvantage.com/index.html

    • luis machado disse:

      Olá, tenho isso tbm. Me diga como está agora com estes medicamentos. Terei que comprá-los também!

  12. Andréa Ayres disse:

    A minha intolerancia a lactose é desde bebe,era só tomar leite ou derivados que começava as diarréias as feridas pelo corpo e outros sintomas,sobrevivi a infancia sem leite e nada de seus derivados ,até ai td bem mas 17 anos atraz descobri que tenho doença de crohn,não sei se esta doença tb está relacionada á intolerancia,mas sei que se ingerir lactose a doença se manifesta.Se alguem souber me informar se há alguma ligação entre essas 2 doenças,poste no blog.
    Obrigado !!! Bjs

  13. marco santos disse:

    Excelente este forum. Chego a dizer que é até humanitário. Tirei muito proveito das informações aqui contidas. Obrigado.

    • Caro Marcos,

      Obrigado pelo incentivo, o objetivo é dar o máximo de informações úteis possíveis. Divulgue, acesse !

      Jonysberg

  14. Margarida Indalécio disse:

    Tenho intolerancia a lactose e éra um martirio pra mim
    pois pão de forma adoçante e varios outros produtos inclusive remedios tem lactose imbutidos em alguns conservantes ou outros produtos quimicos, e eu vivia passando mal e não sabia porque , até que conheci uma pessoa que me deu muitas dicas desses produtos,,,

    Adorei este Blog temos de nos ajudar
    Os produtos deveriam vir marcado sem lactose ou com
    lactose.
    abraços

  15. Margarida Indalécio disse:

    Tenho intolerancia a lactose e éra um martirio pra mim
    pois pão de forma adoçante e varios outros produtos inclusive remedios tem lactose imbutidos em alguns conservantes ou outros produtos quimicos, e eu vivia passando mal e não sabia porque , até que conheci uma pessoa que me deu muitas dicas desses produtos,,,

    abraços

  16. Margarida Indalécio disse:

    tenho intolerancia a lactose, e o meu principal problema
    é com os remedios que tem no exipiente lactose.
    Eles são muitos, inclusive alguns antialergicos, e eles
    me fazem muito mal…
    Estou muito contente com este Blog
    abraços
    Margarida

  17. Quantos anos vc tinha quando descobriu isso?

    eu tenho 25
    e estou descofiado, vou fazer os exames laboratoriais

    // eu pensei que isso só aconteceia em crianças!

    • jonysberg disse:

      Caro Neimar,

      Quando descobri tinha 32 anos, mas já convivia com esses problemas desde os 25 mais ou menos ! Em crianças normalmente acontecem alergias ao leite!
      Portanto não tem idade prévia ou ideal, é apenas uma limitação que pode até ser temporária.

      Abraço e boa sorte.

  18. Vivivamp disse:

    Oi Jonys.. posso te chamar assim?rsrs.Então..to lendo aqui pq tava pesquisando na net e achei muito interessante seu blog.Parabens mesmo.Estou pesquisando pq tyo morrendooo de medo de fazer o exame de tolerância a lactose que o médico pediu.O caso é que to com pavoor mesmo pelo seguinte:Eu tenhoooo pavoor muito pavor de enjoos de vomitar e etc..e vivo passando mal com isso.Que tem o nome de Emetofobia.Vivo de dramins.. plasil.. etc..
    E eu andei lendo dizem que as vezes pode dar enjoos etc.. e eu como sempre tenho mas controlo com remedios .,eu estou morrendo de medo de sentir enjoos e vomitar no exame.Até pq tenho que tomar a lactose mas não posso tomar nenhum remedio para enjoo.
    Vc sabe se pode-se vomitar durante o exame??Sei que faz teempo que vc fez mas eu estou desesperadaa pq o exame é amanha de manhã.rsrsrs.Pareço até criança né. rs.Mas vou ter que fazer pq passo mal demais to quase morrendo ja pq nem comer consigo mais e emagreci demais mesmo.Só revirando meu organismo pra descobrir o que é .

    Parabens mesmo pelo blog.Amei.
    Bjinhus no s2

    • jonysberg disse:

      Olá Vivi,

      Obrigado pelo incentivo, o objetivo aqui é compartilhar informações e ajudar ! Com relação a sua questão , não tenho como te responder, como sempre “digo” aqui, não sou médico e não posso e não tenho conhecimento para precisar essas informações. Seria interessante você conversar com alguém do laborátório, que conheça o procedimento do exame para que ela possa te instruir corretamente.

      No mais fique tranquila pois existe vida saudável e com qualidade depois do diagnóstico de IL .

      Boa sorte,

  19. ola , convivi com a enxaqueca durante anos, e as fortes dores abdominais, com crises de diarreia de vez em qdo, mas há uns 7 anos atras tive uma crise terrivel, com muita diarreia e os medicos me falaram q eu tinha a sindrome do intestino irritavel. tive q fazer varias adaptaçoes alimentares ate perceber uma melhora. qdo tirei o leite e seus derivados nao tive mais enxaqueca, diarreia, e dores intensas, entao os medicos chegaram a conclusao q sou alergica ou intolerante a lactose mesmo, mas nunca fiz o exame.
    tenho receio em faze-lo pois depois q tirei o leite e seus derivados de minha dieta, um simples contato com algo q vai leite na minha lingua a mesma fica toda vermelha, como uma queimadura. sera q se eu fizer esse exame nao corro algum risco????

    • jonysberg disse:

      Olá Anna,

      Sugiro conversar com seu médico, só ele tem como tirar suas dúvidas !

      Boa Sorte.

  20. Olá Jony… acabei de ver o meu resultado do exame que fiz dia 15/07/11 e muito parecido com o que vc relatou: com o passar do tempo da primeira referência foi diminuindo a taxa… Até achei engraçado como vc comentou como se sentiu após o exame, eu não precisei ir a banheiro no laboratório, mas qd cheguei em casa… huahuahahuahu… eu já desconfiava, mas adorei ver os comentários aqui que me ajudaram a entender melhor ainda… Vou retornar ao médico ainda esse mês e ver o que ele irá dizer :)

    • jonysberg disse:

      Olá Renata,

      Lembre-se que existe vida saudável depois do diagnóstico positivo….boa sorte e bem vinda ao clube ! :D :D :D

  21. Bom eu tenho apenas inchaço abdominal .Bom fui numa nutricionista e ela cortou leite e derivados por 30 dias , e eu perdi muito abdomen e todo inchaço . E quando eu vou em outros eles dizem que não tenho intolerância pois so tenho essa distensão e por não sentir náuseas nem diarreia não pode ser intolerancia . Pode ser caso de intolerância ter so inchaço e mais nada ?

    • Olá Jeferson,

      Só um teste laboratorial(curva de intolerância á lactose) poderá provar isso ! Vá a um gastroenterologista e ele poderá de ajudar !

      Abraços e boa sorte !

  22. Estou um pouco confusa. Sempre tive problemas com ingestão de leite e agora mais do que nunca meu intestino está solto. Fiz o teste e 3 médicos disseram que deu negativo e uma médica somente disse que deu positivo. Estou indo em vários médicos por não descobrir o problema que estou tendo e fazendo cada vez mais exames. Esta última médica me passou mais confuança, mas no 3 contra 1 fiquei bem confusa. Acredito que ela esteja certa, mas e se eu não fosse atrás de outros médicos iria continuar maltratando meu intestino até quando?
    Vou lhe passar o resultado do meu teste.

    Glicose em jejum: 84mg/dL
    Glicose em 30 minjutos: 91mg/dL
    Glicose em 1 hora: 91mg/dL
    Glicose em 2 horas: 85mg/dL

    Isso classifica intolerância mesmo, certo? A médica me receitou Lactase para quando for ingerir alimentos com lactose, principalmente para as festas de final de ano e férias provavelmente irei usar, mas quero sim iniciar uma dieta restritiva para facilitar. Vai ser difícil.

    Iss de dores de cabeça eu nunca fui informada. Tenho muita dor de cabeça há muitos anos e já tomei vários tipos de medicamentos e até calmantes. O último neuro que visitei disse que é somente postura errada, me passou um medicamento pra fortalecer o osso da coluna e indicou que eu fizesse pilates, como se todos tivessem tempo e dinheiro pra isso. Estou vigiando minha postura, mas seria possível a dor ser também desta intolerância?

    Ultimamente tenho sentido muitas dores e pontadas abdominais, já fiz vários exames e ainda tenho mais para fazer. Estou preocupadissima e isso deve ajudar a piorar, até com gastrite estou. Vou continuar meus exames, porque mesmo com esta intolerância a médica disse que é posivel eu ter algum outro problema, quem sabe até sindrome do intestino irritado, mas como meu avô faleceu com cancês de intestino estou investigando a fundo para ter certeza do problema.

    Achei seu blog no google procurando sobre o diagnóstico do teste, vou dar uma olhada no resto. Acho muito legal que todos possamos nos ajudar com a ajuda da internet, eu mesma estava preocupada que o teste desse positivo achando que seria impossível viver bem desse jeito, até porque já tenho uma alergia, rinite, que é bem severa comigo, vivo em tratamento e já levo uma vida diferenciada.
    :)

  23. Estou um pouco confusa. Sempre tive problemas com ingestão de leite e agora mais do que nunca meu intestino está solto. Fiz o teste e 3 médicos disseram que deu negativo e uma médica somente disse que deu positivo. Estou indo em vários médicos por não descobrir o problema que estou tendo e fazendo cada vez mais exames. Esta última médica me passou mais confiança, mas no 3 contra 1 fiquei bem confusa. Acredito que ela esteja certa, mas e se eu não fosse atrás de outros médicos iria continuar maltratando meu intestino até quando?
    Vou lhe passar o resultado do meu teste.

    Glicose em jejum: 84mg/dL
    Glicose em 30 minjutos: 91mg/dL
    Glicose em 1 hora: 91mg/dL
    Glicose em 2 horas: 85mg/dL

    Isso classifica intolerância mesmo, certo? A médica me receitou Lactase para quando for ingerir alimentos com lactose, principalmente para as festas de final de ano e férias provavelmente irei usar, mas quero sim iniciar uma dieta restritiva para facilitar. Vai ser difícil.

    Isso de dores de cabeça eu nunca fui informada. Tenho muita dor de cabeça há muitos anos e já tomei vários tipos de medicamentos e até calmantes. O último neuro que visitei disse que é somente postura errada, me passou um medicamento pra fortalecer o osso da coluna e indicou que eu fizesse pilates, como se todos tivessem tempo e dinheiro pra isso. Estou vigiando minha postura, mas seria possível a dor ser também desta intolerância?

    Ultimamente tenho sentido muitas dores e pontadas abdominais, já fiz vários exames e ainda tenho mais para fazer. Estou preocupadissima e isso deve ajudar a piorar, até com gastrite estou. Vou continuar meus exames, porque mesmo com esta intolerância a médica disse que é possível eu ter algum outro problema, quem sabe até sindrome do intestino irritado, mas como meu avô faleceu com cancêr de intestino estou investigando a fundo para ter certeza do problema.

    Achei seu blog no google procurando sobre o diagnóstico do teste, vou dar uma olhada no resto. Acho muito legal que todos possamos nos ajudar com a ajuda da internet, eu mesma estava preocupada que o teste desse positivo achando que seria impossível viver bem desse jeito, até porque já tenho uma alergia, rinite, que é bem severa comigo, vivo em tratamento e já levo uma vida diferenciada.
    :)

    • Olá Janaine,

      Tenha paciência e confie na sua médica, ela é a única pessoa que vai poder te ajudar. Lembro que você deve exercitar seu poder de observação e tentar anotar o que você ingeriu e que não te fez bem…dessa forma você conseguirá filtrar o que deve ou não comer.

      Boa sorte e feliz natal,

      Jonysberg

  24. Olá, estava pesquisando sobre intoleracia a lactose e desobrir seu blog, achei muito intessante pois podemos dividir esperiencias vividas. Não sei ao certo se tenho intolerancia a lactose, pois já fiz varios exames por ex. colonoscopia de deu sujestivo a doença de crhon, meu médico pediu biopsia para confirmar, porém deu normal o resultado, agora ele mim pediu teste de alergia a lactose, gostaria de saber se para alergia ou intolerancia é o mesmo tipo de exame para descobrir? Desde os meus 27 anos que venho apresentando diarréria e desconforto abdominal constantimente, hoje ja tenho 31,mas para mim é muito constrajedor viver nesta situação, pois começa do nada quando agente menos espera. Vou fazer o exame dia 22/02/12.
    Desde já agradeço.
    Um abraço

  25. ola Jonysberg…tb tenho intolerancia mas nunca fui a um gatro, so nutricionista. Mora a pouco tempo em SP e não conheço nenhum medico. Vc poderia passar o nome da sua medica? Achei legal ter todas essas trocas de informaçoes…parabens pela iniciativa…Aguardo, Telma….obrigada

  26. joao de fatimo alves pereira disse:

    cara, como faço pra adquirir este lactaid???? adorei seu blog…continue assim.. parabensss

    joao

    • jonysberg disse:

      Olá João,

      Infelizmente não tem muito o que se fazer, se tiver a sorte de encontrar numa importadora, vai pagar mais caro , senão é contar com a sorte de
      ter alguém conhecido que compre pra você ou arriscar comprar nesses sites tipo ebay ( porém não é certeza de funcionar ou de receber um produto legítimo).

      Abraço e boa sorte.

      Jonysberg.

  27. [...] e relata uma experiência de uma pessoa que sofreu durante toda a vida e só na fase adulta ( isso lembra alguma coisa ??? ) que descobriu a origem de todos os [...]

  28. rosi oliveira disse:

    Oi a minha medica pediu esse exame,não sabia o motivo ois a mesma não falou nada,só agora entendi o porque com os relatos,estou preocupada em fazer o exame.

    • jonysberg disse:

      Olá Rosi,

      Não fique preocupada, o exame vai apenas confirmar ou não, se você tem IL. Caso seja positivo, você voltará a ter qualidade de vida com uma pequena re-educação alimentar(simples assim!!!).

      Boa sorte !!!

  29. Fiz o teste de torerancia a lactose. Mostre para um médico e ele disse que não tenho. O outro já diz que tenho. Afinal tenho ou não intolerancia ao leite? Meus resultados são esses 83mg/dl (0min.), 90mg/dl (15min.), 92mg/dl (30min.), 98mg/dl (45min.), 89mg/dl (60min.), 95mg/dl (90min.).

  30. Para que ainda tem dúvidas, explicação de Dr. Richard Magalhães, gastroenterologista e médico do Instituto do Aparelho Digestivo (IAD) de Porto Alegre:
    Os sintomas apenas sugerem a possibilidade de o paciente ter uma intolerância à lactose. O teste padrão utilizado pela maioria dos laboratórios é o teste de tolerância à lactose, um exame que analisa o nível de glicose do paciente. O exame consiste em uma medição da glicose em jejum e, logo após, a ingestão de uma dose padrão de lactose. A partir desse momento, a taxa de glicose é medida novamente, em intervalos de 30 minutos. Caso haja um aumento da glicose de pelo menos 20mg/dl em relação à taxa em jejum, o paciente não apresenta problemas na produção de lactase. No entanto, quando há apenas uma pequena diferença entre a concentração de glicose em jejum e nos demais intervalos testados, essa é uma indicação clara de que o paciente não está produzindo lactase o suficiente e, portanto, evidencia-se a intolerância à lactose.
    Um exemplo do resultado de um teste de tolerância à lactose com uma curva plana pode ser visto abaixo:
    Glicose (em jejum) ………………………………. 76 mg/dl
    Glicose (após 30 min) …………………………… 79 mg/dl
    Glicose (após 60 min) …………………………… 80 mg/dl
    Glicose (após 90 min) …………………………… 84 mg/dl
    Glicose (após 120 min) …………………………. 83 mg/dl
    Nesse caso, o nível de glicose apresentou um aumento mínimo, indicando uma deficiência na produção de lactase e conseqüente intolerância à lactose.

  31. Roberto pavs disse:

    Sou intolerante a lactose desde pequeno, apesar de eu ter uma pequena tolerância podendo tomar 250ml de leite por dia, eu prefiro não ingerir nenhum alimento que possua lactose. Ao contrario do que muitos pensam, tirar os alimentos com lactose da dieta não é difícil e até hoje não tive problemas de saúde por causa disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 569 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: